Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

A importância do trabalho em grupo na escola

Você se lembra do trabalho em grupo na escola durante a sua infância ou adolescência? 

Na época, pode até ser que você não gostasse muito devido aos conflitos durante a organização, mas acredite: eles foram essenciais para diversas áreas da sua vida hoje. 

E também são para o seu filho! Por isso, falaremos da importância do trabalho em grupo para o seu pequeno! 

trabalho em grupo

Qual é a importância do trabalho em grupo na escola?

O trabalho em equipe é essencial para o desenvolvimento da criança, principalmente para:

Trabalhar as relações interpessoais

Embora as redes sociais tenham aproximado as pessoas distantes, elas acabaram afastando um pouco aquelas que estão mais próximas da gente: colegas, familiares, vizinhos…

Isso é possível observar, sobretudo, na nova geração, que praticamente nasceram com o celular na mão. Segundo dados da TIC Kids Online 2019, 83% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos têm acesso à internet!

Para completar, teve o período de pandemia com o distanciamento social, que tornou esse padrão ainda mais evidente. Por isso, é tão importante que a escola incentive a interação entre os estudantes, pois eles precisaram desenvolver boas relações com irmãos, colegas de faculdade, parceiros de trabalho, entre outros.

Desenvolver a comunicação

A comunicação é uma das partes mais importantes para o trabalho em equipe funcionar. É preciso conseguir transmitir suas ideias de forma clara e coerente sem ofender ou desrespeitar a opinião do coleguinha. 

Além disso, para o projeto funcionar, é preciso que cada integrante assuma sua responsabilidade. 

Por isso, o trabalho em grupo é fundamental para o desenvolvimento da fala da criança. Ela aprende não apenas a adequar o tom de voz, dicção e outros elementos fundamentais da fala, como também a articular seu ponto de vista.

Ensinar sobre respeito ao outro

Falando em expressar a opinião, tarefas em conjunto é uma excelente forma de ensinar sobre respeito. 

Quando juntamos quatro ou mais alunos, cada um possui realidades, experiências de vida, interesses e talentos diferentes — ainda que sejam pequenos.

Dessa forma, ao precisar lidar com todas essas diferenças em prol de um objetivo em comum, o estudante desenvolve empatia, senso de cooperação, respeito e outros elementos fundamentais para seu desenvolvimento como pessoa.

Incentivar a solução de conflitos

Crianças são naturalmente mais criativas durante a infância. Quando estão juntas, podem unir as imaginações e encontrar soluções incríveis. 

Além disso, em um grupo, sempre pode ter divergências de opiniões e desafios da própria tarefa, de modo que elas precisarão saber como lidar e encontrar o melhor caminho sozinhas.

Estimular o desenvolvimento da personalidade

Embora cada criança tenha o seu jeitinho, o trabalho em grupo pode ser uma ótima forma dela descobrir o que gosta ou não. 

Como é preciso dar opinião sobre vários pontos da tarefa, o pequeno começa a pensar de modo autônomo — e ajuda os colegas — o que seria interessante. Somado a isso, ele também descobre seus próprios pontos fortes e fracos, como gostar de falar em público ou preferir ficar na organização. 

trabalho em grupo_Land_(1)

Como a escola pode estimular o trabalho em equipe?

É interessante o trabalho em equipe fazer parte da dinâmica da escola e não apenas de momentos pontuais. Além de criar projetos entre os alunos, os professores podem, por exemplo, fazer uma aula com a participação dos alunos. 

É normal os estudantes fazerem “grupinhos” por afinidade, mas é essencial o colégio incentivar a interação entre todos os alunos, justamente para trabalhar o respeito às diferenças e a comunicação. 

Para completar, atividades, como realizar debates, promover um bate-papo sobre um livro ou assistir a um filme em conjunto, são muito bem-vindos. 

Na Gurilândia, sabemos da importância de estimular o trabalho em equipe entre as crianças, e nossa didática sempre envolve a interação entre os alunos. Se você quiser conhecer mais sobre nossa instituição, acesse a nossa página!