Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

A importância do Trabalho em Equipe no Ensino Médio

Uma das soft skills mais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho é a capacidade de realizar trabalho em equipe.

Quando desenvolvida desde cedo, essa habilidade garante não apenas melhores oportunidades, como também o desenvolvimento de outras competências.

Continue lendo para entender melhor a importância do trabalho em equipe no ensino médio!

trabalho em equipe

Por que fazer atividades em equipe?

O trabalho em equipe é um método antigo, aplicado pelos professores durante todas as fases da formação do estudante, mesmo no ensino médio.

Por estarem ainda mais perto do mercado de trabalho — inclusive, muitos alunos saem diretamente do 3º ano para a vida profissional — os estudantes do ensino médio devem ser incentivados a aprimorar determinadas competências.

A principal delas é a capacidade de trabalhar em equipe.

Afinal, durante sua vida profissional, esse aluno deverá atuar em conjunto com outros profissionais, compartilhando ideias e até mesmo tarefas. 

Além disso, o trabalho em equipe também impacta na vida pessoal, durante a administração conjunta da residência com seus familiares — como cônjuge, filhos ou até mesmo pais.

Como o trabalho em equipe impacta na construção de competências?

O trabalho em equipe não apenas promove o desenvolvimento de sua própria competência, como também ajuda o aluno a aprimorar outras áreas. 

Por exemplo, ao realizar atividades em equipe, o estudante deverá aprender como expor suas ideias e convencer os demais integrantes a aceitá-las — desenvolvendo sua capacidade de comunicação.

O trabalho em equipe também otimiza as competências de liderança, empatia e respeito, ensinando aos alunos a sempre delegar atividades e respeitar os demais colegas e suas respectivas ideias. 

E quando aplicada corretamente, essa ferramenta consegue retirar os estudantes das suas zonas de conforto, ajudando-os a se tornarem mais flexíveis e adaptáveis.

Como otimizar os resultados do trabalho em equipe

Separamos abaixo algumas dicas de como promover os trabalhos em grupo de forma a ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades.

Alternar os componentes

Como dissemos, a flexibilidade é uma das competências que podem ser adquiridas através do trabalho em equipe.

Contudo, para alcançar esses resultados, os professores devem retirar os alunos das suas zonas de conforto, forçando-os a trabalhar com estudantes que não possuem muito contato.

Assim, na vida profissional, eles serão capazes de se adaptar rapidamente a um novo emprego ou a novas modalidades de atividades — como o regime remoto.

Delegar funções para cada aluno

Outra forma de retirar os estudantes da zona de conforto e facilitar o aprimoramento das suas competências é delegando as funções de cada integrante da equipe.

Assim, o estudante que ficava sempre responsável pela parte escrita ou pelos slides será forçado a realizar outra atividade, adquirindo aquelas habilidades. 

Claro que a equipe deve trabalhar sempre em conjunto, assessorando uns aos outros em prol do bom desenvolvimento do projeto.

Monitorar a participação dos estudantes

Por fim, os professores devem monitorar a participação de cada aluno no trabalho em equipe, verificando se todos estão cumprindo suas atividades.

Além disso, o corpo docente também deve fornecer suporte durante a criação do projeto, dando dicas, sugerindo materiais de pesquisas ou analisando se o grupo está seguindo o caminho certo.

trabalho em equipe _Land_1

Exemplos de trabalho em equipe no ensino médio

Veja abaixo ideias de trabalho em equipe para aplicar em salas do ensino médio:

  • Seminários;
  • Projetos escritos;
  • Maquetes;
  • Atividades de leitura;
  • Júris Simulados;
  • Jogos em equipe;
  • Olimpíadas de conhecimento com grupos.

E demais atividades relacionadas com o assunto dado em sala de aula e que possam ser trabalhadas coletivamente, ao invés de individualmente. 

O importante é aplicar a ferramenta do trabalho em equipe de forma contínua, facilitando a aquisição das competências essenciais na vida profissional. 

Gostou das dicas? A Land School está sempre contribuindo para o desenvolvimento das soft skills dos estudantes, com a promoção de atividades extracurriculares, trabalho em equipe e demais ferramentas pedagógicas. Conheça mais sobre a nossa escola!