Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

Soft skills: o que são e como trabalhá-las na escola?

As soft skills são habilidades fundamentais para o mercado de trabalho, que se forem trabalhadas desde cedo, vão abrir excelentes portas no futuro.

Desde a comunicação até a capacidade de trabalhar em grupo, essas habilidades comportamentais podem ser exploradas de diferentes formas pelas instituições.

Entenda como agora como e possível trabalhar os soft skills nas escolas.

habilidades interpessoais

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais, relacionadas à personalidade e aos aspectos emocionais e sociais de uma pessoa, formados através da convivência e experiências. 

Como essas habilidades são subjetivas, não podem ser medidas, ao contrário das hard skills (habilidades técnicas), que são constantemente mensuradas através de avaliações e certificados.

Na escola, as habilidades comportamentais possuem um papel fundamental no desenvolvimento e desempenho do aluno, devendo ser trabalhadas pelos professores desde cedo.

Por exemplo, os alunos devem estar sempre sendo estimulados a trabalhar em grupo, facilitando a construção dessa habilidade, que será essencial tanto ao longo da formação educacional, como também para o mercado de trabalho.

Exemplos de soft skills

  • Comunicação;
  • Respeito;
  • Resiliência;
  • Resolução de problemas;
  • Pensamento crítico;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Por que o aluno precisa desenvolver soft skills?

Como dissemos, algumas dessas características impactam diretamente no desempenho do aluno em sala de aula, sobretudo, em relação às suas habilidades sociais e de comunicação.

Retornando ao exemplo de trabalho em grupo. Ao longo dos anos, o aluno precisará realizar trabalhos e apresentações em grupo, mas, se não possuir essa soft skills, não será capaz de cooperar corretamente com a atividade — ou simplesmente fazer tudo sozinho.

Mas, além de ajudar no desenvolvimento em sala de aula, estas possuem outro papel super importante: abrir as portas do mercado de trabalho.

Ainda que sejam fundamentais, atualmente, as hard skills não são as únicas exigências das empresas durante a contratação de funcionários.

Na verdade, as companhias também desejam profissionais que possuem habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e demais soft skills.

Inclusive, para 93% dos RHs, candidatos com soft skills possuem mais chances que aqueles com maior conhecimento técnico.

E para garantir que esses futuros profissionais possuam as habilidades comportamentais necessárias, é preciso começar a desenvolvê-las desde as fases iniciais da sua formação.

soft skills - Terra

Como trabalhar as soft skills na escola?

As soft skills devem ser trabalhadas no ambiente escolar, através de atividades capazes de envolver o aluno e ajudá-los em seu desenvolvimento natural das habilidades.

Separamos abaixo algumas ideias de como os professores podem trabalhá-las em sala de aula:

  • Atividades em duplas ou em grupos, sempre incentivando os alunos a trabalharem com colegas diferentes, evitando as “panelinhas”;
  • Práticas esportivas (principalmente as coletivas) e artísticas, como teatro, pintura e dança;
  • Debates, grupos de estudos, clube do livro e mesas redondas.
  • Passeios a comunidades de diferentes culturas e/ou realidades sociais;
  • Atividades que promovam o autoconhecimento, como diários, lista de desejos e cartas pessoais;
  • Projetos interdisciplinares voltados para a comunidade ou que impacte algum público real, como coleta de alimentos para famílias carentes.

O importante é analisar o plano pedagógico da instituição e explorar o máximo de possibilidades — peça também sugestões dos alunos, incentivando a participação.

A Land School incentiva o desenvolvimento das soft skills!

Deseja ajudar seu filho a desenvolver soft skills? Escolha uma escola que contribua para isso!

Na Land School, o aluno não apenas garante todas as hard skills essenciais para dar seus primeiros passos no mercado de trabalho — inclusive a língua inglesa — como também adquire habilidades comportamentais importantes.

Contribua para o sucesso do seu filho, desde as primeiras fases: conheça nossa escola!