Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

O que são Habilidades Socioemocionais?

Você ainda não conhece as habilidades socioemocionais?

A inteligência cognitiva deve ser trabalhada e aprimorada ao longo da formação acadêmica, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de raciocínio lógico e retenção de conhecimentos.

Contudo, para uma formação completa, o estudante deve possuir também as habilidades socioemocionais.

habilidades socioemocionais

O que são Habilidades Socioemocionais?

As habilidades socioemocionais referem-se à capacidade de lidar consigo mesmo e compreender os demais. Para isso, é necessário um aprofundamento emocional e psicológico através do autoconhecimento.

Essas competências, cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, devem ser adquiridas e aprimoradas continuamente desde a formação escolar, sobretudo, no ensino médio. 

Desse modo, o aluno vai adentrar o ensino superior e a vida profissional sendo capaz de administrar melhor suas emoções, sem deixar que o sentimento impacte nas suas atividades diárias.

Exemplos de habilidades socioemocionais

  1. Emocionais: capacidade de lidar com as próprias emoções, diante das situações e desafios que somos expostos diariamente.
  2. Sociais: capacidade de se relacionar com as demais pessoas, sabendo colaborar, obedecer às regras, resolver conflitos e se comunicar.
  3. Éticas: capacidade de agir em prol do bem comum, adotando valores como respeito, tolerância e aceitação das diferenças.

Qual a importância do desenvolvimento dessas habilidades no ensino médio?

Durante o ensino médio, o estudante não apenas precisa lidar com os desafios e cobranças educacionais, como também finalmente decidir o que quer ser quando crescer. 

Diante disso, eles acabam sofrendo muita pressão durante esses anos, sobretudo, no último, quando ainda precisam se preparar para os vestibulares e o Enem.

E as habilidades socioemocionais são aliadas superimportantes em meio a esse caos emocional.

Afinal, ao desenvolver essas competências, o aluno será capaz de administrar melhor seus sentimentos e emoções, reduzindo o impacto destes no desenvolvimento escolar.

Inclusive, as habilidades socioemocionais podem ajudá-lo a finalmente tomar sua decisão, pois fornecem uma capacidade de análise mais racional, permitindo que todas as possibilidades sejam ponderadas. 

Sem falar que as competências emocionais são cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho e, quanto antes forem desenvolvidas, melhor para o sucesso profissional. 

Como incentivar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais?

Separamos abaixo algumas dicas de como trabalhar as habilidades socioemocionais no ensino médio.

Projetos interdisciplinares e trabalho em equipe

A conexão entre diferentes disciplinas facilita o desenvolvimento da consciência da aprendizagem, permitindo que os alunos consigam relacionar os conhecimentos aprendidos, mesmo em matérias diferentes.

Além disso, quando realizados em equipe, esses projetos contribuem para a promoção do relacionamento interpessoal, estimulando o respeito, empatia e tolerância.

Ampliação do repertório cultural

Expor os estudantes a diferentes formas culturais, inclusive, de diferentes povos, ajuda a aumentar a valorização e respeito pela diversidade. 

Sem falar que o repertório cultural é superimportante para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pois estimula a vivência em sociedade e até promove o ensino de valores éticos.

Uso de ferramentas tecnológicas

A tecnologia pode ser utilizada no desenvolvimento de várias competências, inclusive, das habilidades socioemocionais.

Para isso, os professores podem adotar ferramentas tecnológicas voltadas à resolução de problemas e ao aprimoramento do pensamento crítico. Também existem recursos adequados para incentivar a interatividade, a autonomia e a resiliência dos alunos.

Adoção de projetos bilíngues

Os projetos bilíngues incentivam o conhecimento de novas culturas, estimulando tanto a aceitação das diferenças, como também a capacidade de relacionamento com outras pessoas.

Então, promova projetos em outras línguas, incentivando os alunos a conhecer mais informações sobre o povo por trás do idioma. 

Como a Land School é uma escola bilíngue (português e inglês), nossos estudantes estão sempre em contato com outras culturas, favorecendo a multiculturalidade.

Além disso, o ensino bilíngue não apenas contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como também abre portas no mercado de trabalho nacional e internacional. 

Garanta para o seu filho as melhores oportunidades: conheça a Land School.