Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

Conheça os benefícios da educação bilíngue

A educação bilíngue é uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento do seu filho e aumentar suas possibilidades no futuro.

Ao invés de matricular o filho em uma escola e cursinho de inglês, diversos pais buscam instituições com esse modelo de ensino como uma alternativa mais eficiente.

Existem diversas vantagens envolvidas na educação bilíngue e você vai conhecê-las nesse artigo! 

educacao bilingue

O que é a educação bilíngue?

Educação bilíngue é um modelo de educação que utiliza dois idiomas para transmitir conhecimentos aos alunos.

Desse modo, os professores ensinam disciplinas básicas, como história, biologia e matemática, em português e outro idioma (em geral, o inglês).

Como a língua portuguesa é a nossa língua materna, o foco do ensino é no segundo idioma. Além disso, os alunos desenvolvem não apenas o conhecimento sobre outra língua, como também aprendem sobre a cultura de outros países.

Existe idade ideal para introduzir a educação bilíngue?

Não! De preferência, quanto antes, melhor para a criança se acostumar desde cedo. Quando são mais novas, além de terem mais facilidade em aprender, possuem menos preocupações com provas, vestibulares e outros conflitos que aparecem conforme a gente cresce.

Contudo, de qualquer forma, os professores sabem conversar nos dois idiomas. Se seu pequeno não estiver acostumado com outra língua, não se preocupe: ele terá todo o suporte até dominar inglês ou qualquer outro idioma.

Vantagens da educação bilíngue

Confira os benefícios desse modelo de educação:

Rapidez em conseguir fluência

Para ser considerada uma escola bilíngue, a instituição precisa ter pelo menos 75% da sua carga horária em outro idioma durante a educação infantil, segundo a Organização das Escolas Bilíngues

Esse contato maior com o idioma permite que a criança desenvolva bem mais rápido a fluência em outra língua. Além disso, as crianças tendem a aprender e reter mais rápido nessa fase. 

Incentiva o desenvolvimento da criança

Além da linguagem, o ensino bilíngue promove diversos benefícios para o desenvolvimento intelectual da criança, como: 

  • melhora da memória; 
  • estímulo da leitura; 
  • criatividade; 
  • raciocínio lógico; 
  • entre outras.

Ou seja, o aluno melhora seu desempenho nas outras disciplinas e ainda ganha outras habilidades para a vida toda.

Promove diferenciais para o futuro

Independente do que seu filho queira ser no futuro, o segundo idioma é sempre um diferencial no currículo.

Além de dar mais chances de conseguir uma vaga, ele também abre as portas para diversas oportunidades, como trabalhar no exterior ou representar uma multinacional.

Atualmente, 60% das vagas disponíveis pedem fluência no inglês, segundo o estudo da Page Personnel, sendo que a expectativa é todas as vagas solicitarem o idioma no currículo

Facilidade de aprender novos idiomas no futuro

Sabia que quem domina um idioma tem mais facilidade em aprender outros no futuro?

Como diversas partes entre as línguas são parecidas e seu filho desenvolveu bastante suas habilidades linguísticas, ele pode ter mais facilidade em desenvolver outros mais para frente.

Possibilidade de outras experiências

Uma das maiores vantagens do ensino bilíngue é que seu filho não fica limitado a apenas um país. Ele tem o mundo inteiro para explorar! Pode viajar para outro país, fazer intercâmbio e o que mais ele quiser!

educacao bilingue_Land_©tarsofigueira

A Gurilândia é referência no ensino bilíngue

Fundada em 1960, a Gurilandia International School é uma considerada uma das melhores escolas nacionais de educação bilíngue.

Desde o ensino fundamental, os alunos aprendem os conteúdos em dois idiomas (português e inglês). Quando chegam no ensino médio, eles ainda podem aprender francês e espanhol. Ou seja, é um ensino multilíngue.

Além de incentivar o ensino multicultural com diferentes idiomas, também trabalhamos a compreensão do mundo e suas complexidades em nosso currículo.

Quer saber um pouco mais sobre como funcionamos? Entre em contato!