Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

Importância do desenvolvimento de liderança no meio acadêmico

Quando olhamos grandes líderes, pensamos que eles nasceram com algum tipo de dom, mas não: o desenvolvimento de liderança pode — e deve — acontecer desde cedo. 

A escola é o ambiente perfeito para a criança ou adolescente aprender sobre essa habilidade tão valorizada atualmente no mercado de trabalho. Entre as suas dinâmicas de sala de aula, os professores podem estimular o protagonismo do aluno e estimular as competências necessárias para um bom líder, como a comunicação!

A seguir, confira como o desenvolvimento de liderança pode impactar no desempenho do ano e na sua carreira futura!

desenvolvimento de liderança

As vantagens do desenvolvimento de liderança na infância e adolescência

Confira os motivos para estimular a atitude de líder desde cedo:

Autorresponsabilidade

Um bom líder precisa desenvolver a autorresponsabilidade, isto é, assumir a autonomia pelos eventos bons ou ruins na sua vida. 

Nesse caso, ao invés de culpar o coleguinha porque o projeto escolar deu errado, por exemplo, ele assume sua responsabilidade e busca novas formas de contornar o problema. 

Esse comportamento reflete em diversas áreas da vida, criando uma pessoa mais dedicada, proativa e consciente das suas atitudes. 

Comunicação

A habilidade de comunicação é uma das mais importantes para vida. Uma pessoa com essa característica bem definida consegue passar em entrevistas de emprego com mais facilidade, ter relacionamentos duradouros, ganhar mais notoriedade, entre diversas outras vantagens ao longo da vida. 

Quando a instituição de ensino estimula o desenvolvimento de liderança, o aluno precisará expressar mais suas opiniões e conversar com os outros para encontrar soluções, melhorando sua capacidade de comunicação.

Trabalho em equipe

Falando em conversa, a construção de relações interpessoais é mais uma das vantagens da liderança. 

O estudante consegue:

  • desenvolver empatia e respeito com os colegas;
  • aprender a delegar tarefas; 
  • organizar a equipe; 
  • buscar a melhor solução para todos; 
  • dar espaço para o outro;
  • entre outros aprendizados. 

Ele aprende a não ser individualista e pensar mais no próximo a fim de alcançar um objetivo em comum.  

Preparo para o futuro

Como falamos, a liderança é uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Um bom líder sabe guiar sua equipe até alcançar o resultado esperado — veja, por exemplo, o Steve Jobs, Martin Luther King, Bill Gates e tantas outras personalidades. 

Então, ter o desenvolvimento de liderança na infância e na adolescência permite que esse futuro profissional consiga crescer na carreira e assumir a posição de chefia no futuro. 

Vale dizer, claro, que ser líder não significa apenas dar ordens aos outros. É muito mais uma postura do que um cargo. 

Inovação

O líder tem um papel fundamental na inovação. Ele é o responsável por reunir, filtrar e executar ideias. Para isso, será preciso todas aquelas características que citamos: trabalho em grupo, comunicação, autorresponsabilidade e tudo mais.

É com a inovação que podemos construir uma sociedade melhor. 

Papel da escola no desenvolvimento de liderança

A função da escola é promover o ambiente ideal para que seus alunos desenvolvam a capacidade de liderança.

Para isso, é importante os estudantes terem autonomia na sala de aula e os professores estimulem constantemente os trabalhos em grupo e a integração da turma com projetos. Além disso, vale a pena incentivar sempre a inovação e a criatividade desde a infância e buscar formas de ampliar a visão de mundo do aluno.

Na Land School, entendemos a importância do desenvolvimento de liderança e promovemos diversas ações para nossos estudantes assumirem o protagonismo de seu aprendizado — e futuro. 

Inclusive, a partir do 9º ano, temos matérias eletivas de comunicação, criatividade e muitas outras para aquele estudante que quiser melhorar suas habilidades! Quer saber mais? Conheça a nossa instituição de ensino!