Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

O que você precisa saber sobre o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é uma etapa importante da formação educacional, iniciada desde os primeiros anos da escola.

Inclusive, o desenvolvimento cognitivo deve ser continuamente trabalhado pelos professores — com formas adequadas à idade — mesmo nos anos finais do ensino fundamental.

Com isso, o aluno estará preparado para enfrentar os desafios do ensino médio, pois terá adquirido habilidades importantes, como melhor memorização.

Continue lendo para saber mais!

desenvolvimento cognitivo

Como funciona o desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo promove o aperfeiçoamento da cognição, ou seja, da capacidade de aprender, de armazenar informações e de aplicar conhecimentos. 

Além disso, a cognição está relacionada com a memória, capacidade de atenção, resolução de problemas, uso das linguagens e raciocínio lógico-matemático.

Durante o desenvolvimento infantil, essa etapa é fundamental. Para estimulá-la, é necessário aplicar atividades cognitivas adequadas a cada idade, ajudando a criança a explorar corretamente suas próprias capacidades.

Benefícios do desenvolvimento cognitivo nos anos finais do ensino fundamental

O desenvolvimento cognitivo deve ser trabalhado durante todas as fases da vida, inclusive, durante os anos finais do ensino fundamental.

Assim, o estudante estará preparado para encarar as responsabilidades e desafios do ensino médio, sobretudo, por ter acesso a esses benefícios:

Maior capacidade de concentração

O desenvolvimento cognitivo influencia a capacidade de concentração do aluno, que passa a prestar atenção nas coisas que estão ocorrendo ao seu redor, mas mantendo o foco na atividade que está sendo realizada.

Para o desempenho escolar, essa habilidade é fundamental, dado que o aluno deverá ser capaz de administrar várias matérias e atividades, concentrando-se em uma de cada vez.

Melhora da memorização

A memória permite não apenas o armazenamento das informações, como também a assimilação desses dados. E ao trabalhar o desenvolvimento cognitivo, os processos mentais são otimizados, aumentando a capacidade de memorização do aluno.

Isso ocorre porque o cérebro desenvolve diferentes conexões, permitindo o armazenamento e correlacionamento de uma grande quantidade de conhecimentos.

Rapidez no raciocínio

O raciocínio rápido, essencial durante as avaliações com muitas questões, também é estimulado através do desenvolvimento cognitivo.

Isso também ocorre devido às conexões criadas pelo cérebro, que agilizam o acesso às informações. Assim, a criança consegue pensar e reagir mais rápido que as demais.

Inclusive, quanto mais o desenvolvimento cognitivo for trabalhado, mais rápido ficará o raciocínio do aluno.

Aumento da imaginação e criatividade

A aquisição de conhecimentos também é favorecida pelo desenvolvimento cognitivo, que, se for trabalhado corretamente, contribui para a maior imaginação e criatividade. 

Essas habilidades impactam tanto seu desempenho escolar como também sua capacidade de resolver problemas — quanto mais criativo o estudante é, mais fácil será para ele sair de situações complicadas e solucionar desafios.

desenvolvimento cognitivo - aula de música

Como estimular o desenvolvimento cognitivo?

Para proporcionar aos estudantes todos os benefícios mencionados anteriormente, é necessário trabalhar o desenvolvimento cognitivo na sala.

Enquanto no ensino infantil essa habilidade deve ser abordada de forma bastante lúdica, nos anos finais do ensino fundamental, o ideal é que a cognição seja trabalhada através de atividades e jogos de raciocínio.

Além disso, os professores podem realizar competições escolares entre os estudantes — como olimpíadas de matemática — aumentando o empenho e dedicação deles nas atividades.

Brincadeiras de investigação também podem ser utilizadas, com jogos de investigação ou aplicações de simulações inventadas pelos professores e alunos.

Escolha uma escola que estimule o desenvolvimento cognitivo!

A melhor forma de garantir que seu filho terá acesso a todos os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento cognitivo é matriculando ele em uma escola voltada a essa tarefa.

Na Land School, os alunos trabalham diretamente o desenvolvimento cognitivo, através de atividades lúdicas e educativas — inclusive, nos dois idiomas!

Assim, o raciocínio, memorização e concentração são potencializados, garantindo para os estudantes habilidades fundamentais para o resto das suas vidas. 

Visite nossa escola e saiba mais sobre a metodologia de ensino!