Ensinos Fundamental II e Médio

Notícias

Como a escolha do Corpo Docente impacta no desenvolvimento do aluno

O corpo docente exerce um papel direto na formação dos alunos.

Por isso, escolher os professores que vão compor o time de uma escola não é uma tarefa fácil, que deve ser realizada com cuidado e superando todos os desafios.

corpo docente

Qual o papel do corpo docente no desenvolvimento do aluno?

O principal papel do corpo docente em sala de aula é planejar o ensino, escolhendo os métodos e atividades mais adequados para que os estudantes compreendam e absorvam o conteúdo.

Além disso, os professores participam de reuniões pedagógicas, conselhos escolares e eventos culturais organizados pela instituição, muitas vezes, instruindo as equipes.

Esses profissionais também são responsáveis por propor e discutir os currículos escolares, levantar informações relevantes ao ensino e definir pautas capazes de atender os objetivos no currículo estudantil.

Então, o corpo docente possui um papel direto na formação dos alunos, dado que está sempre trabalhando em prol de desenvolvê-la e de melhorá-la.

Como o corpo docente impacta no desenvolvimento estudantil?

O corpo docente atua ativamente na educação, fornecendo não apenas os conhecimentos, como também as ferramentas necessárias para a aquisição das habilidades.

Ou seja, os professores são responsáveis, pelo menos em grande parte, pela formação profissional, cultura e ética, facilitando o acesso destes a outras esferas importantes, como o ensino superior e o mercado de trabalho.

Inclusive, nas últimas etapas da escola, o corpo docente pode ser decisivo para o desempenho dos estudantes nos vestibulares — como o Enem — que ajudam a abrir portas da vida adulta.

Mudança para o ensino médio

A transição do ensino fundamental II para o ensino médio não é fácil, dado que os estudantes estarão expostos não apenas a novas responsabilidades, como novos professores.

Diante disso, cabe ao corpo docente atuar como facilitador dessa transição.

Seja adequando, pelo menos inicialmente, sua linguagem e metodologia às turmas do 1º ano ou promovendo o acolhimento e acompanhamento daqueles que apresentam mais dificuldades.

O importante é entender que nem todos conseguem se adaptar rapidamente ao ensino médio e que isso impacta diretamente no seu desenvolvimento. 

Então, cabe ao corpo docente ajudá-lo durante o processo.

Desafios para formar um corpo docente de qualidade

As instituições enfrentam algumas dificuldades ao tentar formar um corpo docente de excelência. Conheça abaixo as principais e como solucioná-las.

Formação continuada

Assim como as tecnologias, os conhecimentos e metodologias de ensino estão em constante transformação. Visto isso, os professores devem acompanhar essas mudanças.

Para estar sempre atualizado sobre sua área de ensino, o corpo docente deve investir na formação continuada. Ou seja, estar sempre realizando novos cursos, treinamentos, especializações ou até mesmo um novo diploma superior.

O importante é otimizar, continuamente, as suas habilidades de ensino, proporcionando aos estudantes uma educação cada vez melhor.

Tecnologias

Ao invés de transformar as tecnologias — como smartphones, tablets e notebooks — em inimigos da educação, o corpo docente deve aceitar a nova realidade e adotar essas ferramentas em suas aulas.

Por exemplo, promova atividades e jogos com aplicativos, como Kahoot!, aumentando o interesse e atenção dos alunos na sala.

Peça para a turma para buscar informações em seus celulares ou até mesmo indique livros, artigos, séries e filmes como matérias complementares ao assunto dado.

Parceria entre aluno e professor

O professor não deve apenas ser precursor do conhecimento, como também um aliado direto do estudante durante o seu desenvolvimento.

Isso não significa necessariamente conceder pontos extras ou facilitar as avaliações de ensino, mas ajudá-lo a encontrar os métodos corretos de estudo e a absorver os conteúdos dados em sala de aula.

Assim, ele será capaz de alcançar a nota necessária para ser aprovado, sem a sua ajuda direta — apenas indireta, como parceiro.

Conheça o corpo docente de excelência da Land School

A Land School reconhece a importância do corpo docente para a formação do aluno.

Por isso, nossa instituição bilíngue não apenas contrata professores qualificados, como também incentiva o desenvolvimento continuado na busca da melhoria do processo de ensino.

Assim, os alunos possuem acesso aos conteúdos mais atualizados e as metodologias mais modernas, capazes de otimizar suas formações.

Quer saber mais? Agende uma visita