Você sabia que, quando ensinamos, é o momento em que mais aprendemos? Conheça a pirâmide de aprendizagem de William Glasser.
Segundo Glasser, a aprendizagem pode ser avaliada em duas fases: a) a aprendizagem passiva; e b) a aprendizagem ativa. A primeira é evidenciada em práticas de leitura, audição, observação e ao assistir, enquanto que a segunda ocorre quando há discussões, práticas reais e ao ensinar aos outros.
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria para a educação. De acordo com ela, o professor é um guia para o aluno — e não um chefe. Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, ele sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.
Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.
Segundo a teoria, nós aprendemos:
10% quando lemos;
20% quando ouvimos;
30% quando observamos;
50% quando vemos e ouvimos;
70% quando discutimos com outros;
80% quando fazemos;
95% quando ensinamos aos outros.
Fale Conosco